Mesa Temática - Ética profissional

Mesas Temáticas



Orientações para as Mesas:
Ø  Seguirão a Metodologia do “Ver, Julgar e Agir”

Ø  A função dos facilitadores: será fornecer os subsídios teóricos e práticos acerca da temática da mesa, fazendo sua explanação e condução do momento de acordo com a metodologia do “Ver, Julgar e Agir”.

Ø  A função do Mediador: será fazer a apresentação dos facilitadores, organizar o tempo e a ordem de explanação dos mesmos, selecionar as questões (dúvidas) do público apresentando-os de forma problematizada para os facilitadores esclarecerem, recolher e organizar as propostas durante a fase do “Agir” e posteriormente repassar à comissão organizadora, fazer o encerramento da Mesa.

6) Ética Profissional 
                                                                    
            “Decorre da própria natureza social do ser humano que o bem de cada um seja necessariamente relacionado com o bem comum. Por isso, o exercício de qualquer profissão na sociedade, deve submeter-se a normas éticas decorrentes deste princípio orientador da responsabilidade de todos e de cada um, na busca do bem comum. Em nome do bem comum, os profissionais, em primeiro lugar os que professam a fé cristã... devem levar em conta as exigências éticas fundamentais e cristãs no exercício da profissão, inclusive revendo os seus códigos de ética profissional. (...) Não são suficientes simples cursos de deontologia que se restrinjam ao ensino dos limites fixados por lei ou até procurem meios de escapar às suas sanções. (...) Determinar hoje o que é lícito ou não, na pesquisa científica, na prevenção da doença, na ação política, na economia, no comércio, na organização social, na comunicação, torna-se frequentemente difícil, pela complexidade dos problemas e também pela ausência de reflexão ética específica...”(in Ética: Pessoa e sociedade 31ª Assembléia geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, 1993). Por este motivo, a proposta desta mesa temática é refletir criticamente sobre nossa conduta profissional em interface com as expectativas de ação apregoados pela sociedade atual secularizada e os valores éticos e cristãos que precisam ser revitalizados e internalizados no nosso cotidiano profissional. Pretende-se ainda discutir sobre as condutas e atitudes profissionais das quais somos protagonistas em face da justiça versus o código de ética profissional (Legal e Justo são sinônimos?) Muitos dos profissionais do MUR hoje estão inseridos no meio acadêmico como professores ou como pesquisadores nos programas de Pós-graduação, desenvolvendo atividades de docência e pesquisa, cabe assim refletir: quais tem sido os valores éticos que norteiam nossas propostas científicas de pesquisa e nossa conduta docente? Atuamos como profissionais do reino nestes meios? Que desafios nós enfrentamos nesses ambientes para manter os valores que embasam nossa atuação profissional? Existe melhor forma de enfrentamento destes desafios?

Facilitadores: Cássio (BH), Roberto (JF)
Mediador: Lais (Leopoldina)
 
EEUR MG © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops