Mesas Temáticas
Orientações para as Mesas:
Ø Seguirão a Metodologia do “Ver, Julgar e Agir”
Ø A função dos facilitadores: será fornecer os subsídios teóricos e práticos acerca da temática da mesa, fazendo sua explanação e condução do momento de acordo com a metodologia do “Ver, Julgar e Agir”.
Ø A função do Mediador: será fazer a apresentação dos facilitadores, organizar o tempo e a ordem de explanação dos mesmos, selecionar as questões (dúvidas) do público apresentando-os de forma problematizada para os facilitadores esclarecerem, recolher e organizar as propostas durante a fase do “Agir” e posteriormente repassar à comissão organizadora, fazer o encerramento da Mesa.
1) Impactos Ambientais
Vivemos o desafio de construir uma sociedade orientada por novos valores e saberes, por um modo de produção sustentado em bases ecológicas e por novas formas de organização democrática.
A construção dessa desejada sociedade requer a posição de conhecimentos, habilidades e mudanças de valores. Constitui um desafio. Exige uma "formação ambiental" e requer uma abordagem que dê condições às pessoas de se apropriarem dos saberes e dos conhecimentos necessários para isso.
Sabemos hoje, que o mundo permanece capitalista, mas sabemos também que não somente as desigualdades socias continuam gerando crise, vivemos num modelo de sociedade irracional.
Temos uma grande responsabilidade diante de todo o criado, temos que tomar consciência de que nós e a Terra somos apenas um pequeno grão de areia dentro do grande universo. Somos capazes, entretanto , de alterar seu equilíbrio e de ameaçar, em termos terrestres, a própria vida e sua continuidade.
Podemos notar que os povos mais próximos da natureza são aquelas vistos por nós como menos civilizados, sem cultura.
Sabemos portanto que a razão seria capaz de salvar a humanidade e a natureza, protegendo-as, entretanto descobre-se que tal racionalidade dita civilizada, é capaz de gerar horrores impensáveis no plano da natureza, como as armas nucleares e tantas outras inovações tecnológicas.
Por tudo isso não se pode aceitar todos esses discursos de sustentabilidade falados por tantos e tão distintas pessoas.
Todos os seres humanos e todas as atividades humanas estão situados dentro dos ecossistemas de nosso planeta, e deles dependem.. A Terra tem bastante para a necessidade de cada um, não tem bastante é para a ganância de cada um.
Devemos preparar a sociedade para uma nova modalidade de interação entre os seres humanos e a natureza, um desafio para o qual não existem manuais.
Diante disso somos chamados enquanto filhos de Deus, a discutirmos propostas para interferir no meio ambiente de forma a colaborar com a construção dessa nova cultura de minimização dos impactos ambientais e proteção à criação de Deus.
Facilitadora: Thaís Bispo (JF)
Mediador: Gabriela (Lavras)